23 fevereiro, 2015

Adão Contreiras .Algumas ( breves ) notas biográficas








Nasceu  em 1944 no sitio dos Gorjões e por ai tem vivido. Por outras paragens, referenciado, quando estudante ou professor. Quando ainda miúdo lembra-se de ter apanhado um tabefe da mãe, por  trocar por vezes, a ordem da letra “r” nas palavras escritas.  Gostava de desenhar e pintar,  por isso  estudou na  Escola de Artes Decorativas António Arroio entre os anos de 1957 a 61, ai, trocou os pés pelas mãos na gramática e teve que repetir o exame de português para poder entrar nas Belas Artes.
Divergiu da tropa guerreira de Além Mar e ficou livre por incapacidade mental, nada de dramático! Ficou preso na armadilha “ Do Boi da Paciência”  e enviuvou  das artes. Inerte, mas com o coração nas mãos, escreveu e pintou algumas coisas. Fez exposições.
Expôs-se, mas não tremeu. Salvaguardando alguns desequilíbrios que atirou para cima das letras – artigos de opinião e intervenção social no Jornal do Algarve de Vila Real de Santo António, nos anos de 1969 a 72; colaborações literárias: Sete Estrelo , Aullido, Sulscrito,

Publicou até à data dois   opúsculos, Página Móvel  Com Texto Fixo e Ouro e Vinho. Não é casado. E além disso foi ex-esperto na produção de eventos.  As Belas Artes, em Lisboa, foi um refúgio.