07 fevereiro, 2015

Auto-biografia poética de Maria Teresa Dias Furtado




Meu berço Peniche, na maresia,
Com jardim e rente ao mar,
Um olhar se construía,
Sabendo para onde olhar.
                                                           Meu crescimento algarvio,
                                                           Em cidade junto ao rio,
                                                           Foi andar e aprender,
                                                           No vidro do mar a esplender.
Terminado esse tempo adolescente,
À juventude chegando com brio,
Para Lisboa fui estudar,
Com novas gentes, novo desafio.
                                                           Com o sabor da aventura,
                                                           Concluí licenciatura,
                                                           Alegria grande e sã
                                                           Com tese sobre Paul Celan.
A Universidade me quis,
Nela trabalhei com gosto,
Fiz de mestre e aprendiz,
A poesia era meu rosto.
                                                           Ramos Rosa conheci,
                                                           Sophia, a querida Fiama,
                                                           Em mim aumentaram a chama
                                                           De tudo o que decidi.
Tradução de Poesia em Alemão:
Hölderlin, uma grande lição;
Rilke segundo poeta
Que traduzi meta a meta.                   


Maria Teresa Dias Furtado, Lisboa, 2014-10-01