03 fevereiro, 2015

Fazendo um pouco de história.... no dia 23 de Janeiro de 2015





A História e a Literatura, através dos séculos, têm vindo a deixar, nomes ilustres de Poetas ligados ao Concelho de Silves, como conceituadas foram, igualmente, as suas tertúlias literárias.
Repegando em alguns excertos da Nota Prévia da IV Bienal - Poema Plural - poderemos recordar que no séc. XIX, em Matamouros e em casa da família Garcia Blanco, encontravam-se, amiúde, poetas da época, nomeadamente, João de Deus, nascido e grado na freguesia de São Bartolomeu de Messines.
No séc. XX, relevamos Maria Keil que em Silves nasceu e Luísa Neto Jorge que aqui escreveu alguns dos seus poemas.
Torquato da Luz nasceu no Concelho e nele deu os primeiros passos, como jornalista e poeta.
E quantos mais poderíamos evocar.....
Não o faremos ,por ora ,porque nascidos ou não no Concelho ,é nossa intenção saudar ,bem receber e conhecer todos os Poetas ,hoje e agora, representados por Maria do Sameiro Barroso e Maria Teresa Dias Furtado que, amavelmente, aceitaram o nosso convite para regressarem ao nosso Concelho e a São Bartolomeu de Messines  

Com as primeiras Bienais criámos um público exigente.
E é este público, expectante e interessado que, a partir de hoje, preitearemos, com uma  TEIA, diferente e inovadora, tendo, no entanto e ao longo de 8 meses, sempre a POESIA como sua matriz.
Se as 4 primeiras Bienais deram a conhecer novos valores da Língua mátrea, esta procura criar laços entre os Poetas e as Escolas do nosso Concelho, fazendo de todos o motor de a TEIA .
Assim, aos Poetas ,Artistas Plásticos e Visuais, Escultores, Performativos, Críticos Literários, Editores, Dançarinos, Músicos e Artistas de Teatro, obrigada por terem aceitado o nosso convite.
Aos Alunos, Entidades Oficiais, religiosas e laicas, Professores e demais Público, o bem haja da Câmara Municipal de Silves// Casa-Museu João de Deus porque o mesmo estende-se, também a vós.
Bem Vindos!